• 11/12/2015

Férias escolares: tempo de descanso e diversão!

A palavra férias remete a descanso, passeio, diversão. Alguns tratam logo de viajar, seja para a praia, para o interior ou mesmo para o exterior. A regra é aproveitar ao máximo o tempo de lazer, poder acordar mais tarde sem culpas ou compromissos, desfrutar mais tempo com a família e amigos.

As férias são importantes para as crianças e adolescentes refazerem-se do estresse causado pelas atividades escolares.

Também é possível aproveitar as férias sem sair do lugar, e ainda aprimorar certas habilidades como:

• Fazer um curso intensivo de línguas.
    • Participar de oficinas de artes.
    • Aprender a tocar um instrumento musical.
    • Conhecer mais sobre a cultura de detgerminado local.
    • Ler aquele livro que estava com vontade.
    • Ouvir uma boa música.

É interessante buscar as propostas de cursos de férias ou opções de lazer que a própria cidade oferece e que o adolescente ou criança possa fazer parte desta escolha. Além disso, esse é um momento que pode ser aproveitado pela família toda, já que é uma oportunidade de estreitar e manter vínculos, em atividades ou momentos que tragam deleite para todos. Outras sugestões para férias saudáveis e descontraídas e que envolvam parentes e amigos são:

• Temporada em sítio com avós.
    • Colônia de férias com atividades recreativas, esportivas e culturais.
    • Visita a parentes, amigos.
    • Passeios ecológicos, zoobotânicos, trilhas, andar de bicicleta.
    • Circos, museus, espaços culturais, teatros, cinema.
    • Oportunizar momento com amigos em casa onde possam desenvolver oficinas de trabalhos manuais, artes, culinária e musicalidade, rever álbuns de fotografias.

Assim, através de atividades simples, as crianças e adolescentes podem despertar o interesse e a curiosidade junto aos familiares e reforçar laços afetivos, desenvolvendo a criatividade por meio das lições de convivência e respeito às individualidades.

As férias são merecidas por todos: os que foram ou não aprovados. Todos trabalharam o ano todo, fizeram os deveres, se empenharam - alguns mais, outros menos - e precisam de um período de descanso da rotina escolar e um tempo mais livre. E, assim como planejamos nossos horários e atividades quando estamos estudando ou trabalhando, é interessante que isso seja feito também no período de férias, para que esse momento seja melhor vivenciado.

Recarreguem as 'baterias', os ânimos e aproveitem o momento para curtir as férias e retornarem às aulas em fevereiro com ainda mais disposição para aprendizagem, garantindo assim a construção de seu futuro brilhante.

Boas férias!
    Equipe Pedagógica.

Leia mais sobre o assunto:
    Organizar atividades para os filhos durante o período de férias